Aulas de Yoga

Nosso objetivo com as aulas de yoga é proporcionar ao praticante um momento de profunda integração entre corpo e mente. Dessa maneira, as práticas se tornam uma ferramenta de autoconhecimento, ampliando nossa consciência sobre o nosso corpo e sobre nosso fluxo mental.

Temos uma mente cada vez mais agitada pelos estímulos externos, que geram a todo momento pensamentos involuntários e prejudiciais, os quais não percebemos ou não sabemos cessar,  causando ansiedade, depressão, falta de paz interior, entre outras perturbações mentais. Assim, o momento da prática de yoga pode ser considerado uma trégua para a mente, um momento em que o praticante se desindentifica dos seus papéis sociais e problemas cotidianos e vivencia momentos de silêncio, meditação, interiorização e atenção plena para com o corpo e a respiração. Encontrando nesses momentos uma profunda sensação de plenitude e bem-estar físico e mental, o praticante é levado a perceber que suas autorrealizações podem ser atingidas de dentro pra fora.

Nossas aulas são compostas pelas seguintes técnicas:

asana

Asanas

Sequência de posturas físicas ora estáveis, ora fluidas e equilibradas, sincronizadas com a respiração. Tais posturas geram força e flexibilidade ao nosso corpo. Já a atenção voltada à respiração e aos efeitos das posturas no organismo faz com que a mente fique mais presente e consciente de nossos aspectos mais sutis.

pranayama

Pranayamas

Exercícios respiratórios que ampliam nossa capacidade pulmonar e purificam o nosso organismo (efeitos fisiológicos). Eles também atuam no sistema nervoso (efeitos psíquicos) e fazem movimentar o nossa energia vital (prana). Na tradição indiana, prana é a energia vital que anima a matéria e está presente em todos os seres vivos. É o prana que faz a ligação entre corpo e mente. Durante a prática, o aluno é levado a observar esse controle respiratório e, com sensibilidade, conscientizar-se da captação, distribuição e armazenamento desse prana em nós. O prana é a nossa energia mais sutil, e controlá-lo nos leva à tranquilidade emocional e mental.

relaxamento

Relaxamento

O relaxamento é experimentado tanto na execução de algumas posturas como também no final da prática. Trata-se de um relaxamento consciente, momento em que devem ser assimilados os benefícios da prática para que se tornem, de fato, parte da vida do praticante.

meditando

Meditação

Tida como essencial para se conquistar profundidade no yoga, a meditação é o último passo da aula. Ou seja, busca-se minimizar as oscilações da mente, equilibrando o seu fluxo de pensamentos. Isso é possível buscando-se um objeto de contemplação (que podem ser a respiração, uma imagem, um mantra ou até mesmo a atividade mental) com plena atenção no momento presente. Com a prática regular, aprendemos a observar e não reagir aos nossos pensamentos e emoções, ampliando nossa consciência de como reagimos perante às situações e aprendendo a controlar nossos impulsos para uma vida mais equilibrada.

 

Salvar

Salvar