O que é Yoga

O Yoga é um conceito que se refere a um tradicional sistema filosófico-prático surgido na Índia há mais de cinco mil anos. O termo Yoga deriva do radical sânscrito Yuj, que significa juntar, unir ou integrar. Pode-se, assim, definir Yoga como união ou integração harmônica de todos os aspectos constituintes do Ser: físico, mental e espiritual. Esses três aspectos do ser humano devem ser o foco de prática de yoga. O yoga é, portanto, um estado de profunda integração entre tudo aquilo que nos constitui: corpo, mente e espírito.

No entanto, para se alcançar esse “estado mental de integração”, é necessário seguir um conjunto de técnicas que inclui a realização de posturas físicas (asanas), exercícios respiratórios (pranayamas) e meditação.

Nesse sentido, o yoga não deve ser confundido com Hinduísmo, vegetarianismo ou ginástica. A proposta de uma prática de yoga se difere de outras formas de atividade física, pois o yoga é uma atividade holística que trabalha não somente o corpo como também a mente.  Durante a aula, a mente é treinada a acompanhar tudo o que o corpo faz, e as posturas são sincronizadas com os movimentos da respiração.  Portanto, a atividade mental deve ficar absolutamente envolvida com o corpo e a respiração, ou seja, com o que está acontecendo no momento presente do praticante.

Como consequência dessa harmoniosa integração entre corpo, mente e espírito, o yoga nos traz inúmeros benefícios: fortalecimento, tônus e flexibilidade muscular, equilíbrio corporal e mental, mente com maior capacidade de concentração e contemplação, disciplina, sono mais profundo, relaxamento geral e redução de estresse. Para aqueles que também se entregam à prática no seu aspecto espiritual, desenvolve-se também a capacidade de devoção.

Trata-se, portanto, de uma prática completa que, se adotada com disciplina e regularidade, contribui para uma verdadeira vida com qualidade e equilíbrio, tanto físico quanto mental.