Nossas aulas

Asanas

Asanas são posturas físicas que atuam no corpo como um todo, gerando efeitos no nosso sistema muscular, digestório, nervoso, linfático, endócrino, esquelético, imunológico e respiratório. A execução e permanência nos asanas devem ser observados (o que estamos fazendo e como estamos fazendo) para que a mente fique mais presente e consciente de nossos aspectos mais sutis, como a respiração e os efeitos dos asanas.

Pranayamas

Pranayamas são exercicios respiratórios que ampliam nossa capacidade pulmonar e purificam o nosso organismo (efeitos fisiológicos). Eles também atuam no sistema nervoso (efeitos psíquicos) e fazem movimentar o nossa energia vital (prana). Na tradição indiana, prana é a energia vital que anima a matéria e está presente em todos os seres vivos. É o prana que faz a ligação entre corpo e mente. Durante a prática, o aluno é levado a observar esse controle respiratório e, com sensibilidade, conscientizar-se da captação, distribuição e armazenamento desse prana em nós. O prana é a nossa energia mais sutil, e controlá-lo nos leva à tranquilidade emocional e mental.

Relaxamento

O relaxamento é experimentado tanto na execução de algumas posturas como também no final da prática. Trata-se de um relaxamento consciente, momento em que devem ser assimilados os benefícios da prática para que se tornem, de fato, parte da vida do praticante.

Meditação

Tida como essencial para se conquistar profundidade no yoga, com a meditação busca-se minimizar as oscilações da mente, equilibrando seu fluxo de pensamentos. Isso é possível buscando-se um objeto de contemplação (que pode ser a respiração, uma imagem, um mantra ou até mesmo a atividade mental) com plena atenção no momento presente. Com a prática regular, aprendemos a observar e não reagir aos nossos pensamentos e emoções, ampliando nossa consciência de como reagimos perante às situações e aprendendo a controlar nossos impulsos para uma vida mais equilibrada.